Fundada em Barcelona, a Puig vai além da distribuição de marcas de luxo: ela personifica a essência da elegância, sendo uma protagonista no mercado global de fragrâncias e maquiagens. Em seu portfólio, distribui marcas notáveis como Carolina Herrera, Paco Rabanne, Jean Paul Gaultier, Dries Van Noten, Nina Ricci, Byredo, Penhaligon’s, L’Artisan Parfumeur, Kama Ayurveda, Loto del Sur, Charlotte Tilbury, Uriage e Apivita.
No entanto, a empresa precisava superar o obstáculo da falta de interconexão dos departamentos, que resultava uma descoordenação e ineficiência, o que prejudica a agilidade e o desempenho no mercado que é altamente competitivo.
Antes de criar e aplicar o Simulador de Negócio, a XL Consultoria junto da Puig, conseguiram mapear que o modelo de trabalho da equipe de vendas já não era mais eficiente. Faltava uma compreensão holística das operações, operando sem distribuições de informações, o que impedia o alinhamento de decisões assertivas.
A solução morava na transformação dos desafios em oportunidades – foi aí que a criação do Simulador de Negócio veio não só como uma escolha estratégica, mas uma necessidade para restaurar a sinergia e eficiência da Puig.
Colocando em prática conhecimentos adquiridos no mercado, a XL projetou um Simulador de Negócio Personalizado, que em formato de tabuleiro, simulava os principais problemas e desafios que a empresa enfrentava: desde a complexidade do ROI, até as nuances do P&L.
Esse espelhamento permitiu que a equipe da Puig explorasse diferentes cenários, tomasse decisões estratégicas e testasse suas implicações em um ambiente seguro e controlado.
A construção deste simulador foi dividida etapas:
Os executivos da Puig saíram do simulador e do treinamento com uma nova compreensão de trabalho: não apenas dominaram como ler e interpretar um P&L, mas também aprenderam que cada decisão tomada, resulta em impactos a saúde financeira da empresa.
Uma das conquistas mais significativas do simulador foi o aprofundamento da compreensão dos executivos em relação ao modelo de Demonstrativo de Resultados, P&L, e ao conceito de Retorno sobre Investimento, o ROI.
Através da vivência prática, os participantes aplicaram esses conceitos de maneira concreta, identificando como suas decisões reverberam nos resultados financeiros da empresa.
Ao se depararem com cenários desafiadores e interdependentes, os executivos internalizaram a importância da colaboração e da estratégia compartilhada.
As barreiras que segregavam os departamentos foram derrubadas, levando a equipe a trabalhar de forma harmoniosa em busca de metas comuns.
Ao ocuparem o assento do CEO durante as simulações, os executivos tomaram decisões que repercutiram diretamente no valor e nos resultados globais da Puig. Essa vivência promoveu uma compreensão mais profunda da relevância de suas escolhas e de como elas ecoavam por toda a organização.
Os participantes aprenderam com seus sucessos, mas também com seus erros, enriquecendo sua compreensão e habilidades de resolução de problemas.
A aprendizagem prática e a vivência de desafios reais contribuíram para uma absorção mais completa do conhecimento, preparando os executivos para enfrentar os desafios do mundo real de maneira confiante e informada.